quarta-feira, 27 de março de 2019

Rodinhas de conversa e brincadeiras

Momentos mágicos com as crianças...

RODA DE CONVERSA

A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Requer intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido às mesmas. É necessário ressaltar que a ausência de uma lógica formal do modo de raciocinar da criança não se constitui em obstáculo para o diálogo com ela. O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.

Objetivos da Roda de Conversa. 

1. Ampliar a competência comunicativa criando possibilidades de comunicação oral, oportunizando que a criança seja capaz de: 

  •  Ser autora de seus pensamentos.
  •  - Narrar suas experiências vividas ou imaginadas. 
  • - Fazer uso da linguagem por prazer. 
  • - Interagir com o outro, construindo sua objetividade. 
  • - Coordenar diferentes pontos de vista. 
  • - Relacionar novos conhecimentos com suas vivências e conhecimentos anteriores. 
  • - Aprender ouvir o outro. 
  • - Fazer e responder perguntas. 
  • - Dar recados.
  • - Explicitar instruções e/ou procedimentos.
  • - Argumentar.
  • - Ampliar sua oralidade

2 .O Papel do professor durante a roda:
  • Atribuir intenção comunicativa a fala da criança. 
  • Repetindo comentários para ajudá-la a concentrar e lembrar-se de algum detalhe a fim de enriquecer suas ideias. -
  •  Saber que, assim como uma conversa dentro das práticas sociais reais, os interlocutores mudam a temática rapidamente, na sala de aula o assunto também é alterado, considerando as conexões que as crianças estabelecem e a participação do grupo. 
  •  Planejar a roda de conversa com intencionalidade educativa, através de assuntos contextualizados, propondo temas interessantes, assegurando a naturalidade de fala e escuta. - 
  • Deixar espaço e tempo para as crianças coordenarem pontos de vista diferentes e criar condições de se expressar, sendo autora de suas falas. 
  •  Validar os discursos elaborados na conversa, valorizando o que a criança contou, propondo ganchos, estimulando o grupo a continuar o assunto. 
  •  Conhecer e respeitar as características do discurso narrativo da criança, considerando o pensamento sincrético. -
  • Permitir que as crianças fiquem a vontade em relação a postura (sentadas de pernas cruzadas, perna aberta, de bruços, etc.) 
  •  Ajudar a criança a construir seu discurso por meio de perguntas que auxiliam a costurar uma conversa duradoura como: “Estou ouvindo”, “Ah...sim!”, “O que você viu?”, “Como era?”, “Como fez?”, “Vamos, nos conte!” Etc. -
  •  Ter clareza que a roda de conversa não tem como objetivo passar conceitos, dar conselhos ou lições de moral. -
  •  Ser flexível em relação ao tempo, pois a roda deve durar enquanto houver interesse das crianças e estiver dentro do tempo planejado pelo professor.

3.  Como iniciar a roda de conversa:

 O professor pode aproveitar os assuntos dos projetos de natureza e sociedade, artes, etc., para conversar.

  •  - Acontecimentos no bairro, na cidade, notícias e textos que gerem interesse por parte das crianças devem ter espaço na roda de conversa. -
  •  Levar objetos como por exemplo; uma sacola escura onde as crianças coloquem as mãos e tenham que falar sobre as características do que tem lá dentro para que o grupo descubra.
  •  - Levar objetos, figuras, fotografias como recurso para iniciar uma conversa.
  •  A professora pode elaborar perguntas que levem as crianças a participarem da conversa, exemplo: Como? Quando? e perguntas que remetam as vivências das mesmas. - 
  • Propor alguns temas como: medo, brincadeiras ou brinquedos que mais gostam, coisas gostosas de comer, bichos de estimação, programas de televisão, qual seu passeio preferido ou você acredita em: bruxa, lobisomem, fantasma, etc. -
  •  Socializar e alimentar assuntos que as crianças trazem de casa. -
  •  Discutir e organizar a vida em grupo. -
  •  Socializar conhecimentos tais como: como aprendeu a se vestir sozinho, fechar a mochila, etc. 

A roda pode ser iniciada pelo professor ou pelas crianças.



Compartilho com vocês uma sistematização de estudos sobre a roda de conversa. O documento é fruto de uma formação de professores, na qual tematizamos várias rodas e buscamos referenciais teóricos para fundamentar nossas reflexões.

 Fonte: Gestão Escolar 








Crianças agitadas: vamos acalmá-las!
  1. As crianças pequenas, geralmente, não se prendem por muito tempo em uma atividade, por isso ela deve ser planejada para durar por pouco tempo (de 15 a 20 minutos).
  2. Ao planejar o professor deve estabelecer uma rotina e as crianças devem estar habituadas a ela, para saberem o que farão durante o dia e sentirem mais seguras.
  3. Construa com as crianças os combinados da sala... isso é importante.
  4. As crianças pequenas se interessam por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos (passar por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa), fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes etc. 
  5. Elas também são muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras atividades.
  6. Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.
  7. Trabalhe com rodinha de conversa, mostre para eles as atividades do dia.
  8. Cuidado com as atividades que não são próprias para a idade deles porque os deixam agitados. 
  9. Cante bastante com sua turma para chamar a atenção: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do parque, etc... dessa forma eles já vão sabendo o que devem fazer. 
  10. Seja firme, não grite, mas tenha firmeza, olhe nos olhos e sempre abaixe e fique da altura da criança para falar com ela. 
  11. Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Bom trabalho!!!

Adaptado de Pra gente miúda

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