Momentos mágicos com as crianças...
RODA DE CONVERSA
2 .O Papel do professor durante a roda:
3. Como iniciar a roda de conversa:
A roda pode ser iniciada pelo professor ou pelas crianças.
Compartilho com vocês uma sistematização de estudos sobre a roda de conversa. O documento é fruto de uma formação de professores, na qual tematizamos várias rodas e buscamos referenciais teóricos para fundamentar nossas reflexões.
Fonte: Gestão Escolar
RODA DE CONVERSA
A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus
pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma
atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Requer intencionalidade
educativa, planejamento e reflexão constante.
É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e
participante, atribuindo sentido às mesmas.
É necessário ressaltar que a ausência de uma lógica formal do modo de raciocinar da
criança não se constitui em obstáculo para o diálogo com ela. O professor deve ter um real
interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
Objetivos da Roda de Conversa.
1. Ampliar a competência comunicativa criando possibilidades de comunicação oral,
oportunizando que a criança seja capaz de:
- Ser autora de seus pensamentos.
- - Narrar suas experiências vividas ou imaginadas.
- - Fazer uso da linguagem por prazer.
- - Interagir com o outro, construindo sua objetividade.
- - Coordenar diferentes pontos de vista.
- - Relacionar novos conhecimentos com suas vivências e conhecimentos anteriores.
- - Aprender ouvir o outro.
- - Fazer e responder perguntas.
- - Dar recados.
- - Explicitar instruções e/ou procedimentos.
- - Argumentar.
- - Ampliar sua oralidade
2 .O Papel do professor durante a roda:
- Atribuir intenção comunicativa a fala da criança.
- Repetindo comentários para ajudá-la a concentrar e lembrar-se de algum detalhe a fim de enriquecer suas ideias. -
- Saber que, assim como uma conversa dentro das práticas sociais reais, os interlocutores mudam a temática rapidamente, na sala de aula o assunto também é alterado, considerando as conexões que as crianças estabelecem e a participação do grupo.
- Planejar a roda de conversa com intencionalidade educativa, através de assuntos contextualizados, propondo temas interessantes, assegurando a naturalidade de fala e escuta. -
- Deixar espaço e tempo para as crianças coordenarem pontos de vista diferentes e criar condições de se expressar, sendo autora de suas falas.
- Validar os discursos elaborados na conversa, valorizando o que a criança contou, propondo ganchos, estimulando o grupo a continuar o assunto.
- Conhecer e respeitar as características do discurso narrativo da criança, considerando o pensamento sincrético. -
- Permitir que as crianças fiquem a vontade em relação a postura (sentadas de pernas cruzadas, perna aberta, de bruços, etc.)
- Ajudar a criança a construir seu discurso por meio de perguntas que auxiliam a costurar uma conversa duradoura como: “Estou ouvindo”, “Ah...sim!”, “O que você viu?”, “Como era?”, “Como fez?”, “Vamos, nos conte!” Etc. -
- Ter clareza que a roda de conversa não tem como objetivo passar conceitos, dar conselhos ou lições de moral. -
- Ser flexível em relação ao tempo, pois a roda deve durar enquanto houver interesse das crianças e estiver dentro do tempo planejado pelo professor.
3. Como iniciar a roda de conversa:
O professor pode aproveitar os assuntos dos projetos de natureza e sociedade, artes,
etc., para conversar.
- - Acontecimentos no bairro, na cidade, notícias e textos que gerem interesse por parte das crianças devem ter espaço na roda de conversa. -
- Levar objetos como por exemplo; uma sacola escura onde as crianças coloquem as mãos e tenham que falar sobre as características do que tem lá dentro para que o grupo descubra.
- - Levar objetos, figuras, fotografias como recurso para iniciar uma conversa.
- A professora pode elaborar perguntas que levem as crianças a participarem da conversa, exemplo: Como? Quando? e perguntas que remetam as vivências das mesmas. -
- Propor alguns temas como: medo, brincadeiras ou brinquedos que mais gostam, coisas gostosas de comer, bichos de estimação, programas de televisão, qual seu passeio preferido ou você acredita em: bruxa, lobisomem, fantasma, etc. -
- Socializar e alimentar assuntos que as crianças trazem de casa. -
- Discutir e organizar a vida em grupo. -
- Socializar conhecimentos tais como: como aprendeu a se vestir sozinho, fechar a mochila, etc.
A roda pode ser iniciada pelo professor ou pelas crianças.
Compartilho com vocês uma sistematização de estudos sobre a roda de conversa. O documento é fruto de uma formação de professores, na qual tematizamos várias rodas e buscamos referenciais teóricos para fundamentar nossas reflexões.
Fonte: Gestão Escolar
Crianças agitadas: vamos acalmá-las!
- As crianças pequenas, geralmente, não se
prendem por muito tempo em uma atividade, por isso ela deve ser planejada
para durar por pouco tempo (de 15 a 20 minutos).
- Ao planejar o professor deve estabelecer uma
rotina e as crianças devem estar habituadas a ela, para saberem o que
farão durante o dia e sentirem mais seguras.
- Construa com as crianças os combinados da
sala... isso é importante.
- As crianças pequenas se interessam por
pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos (passar
por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa), fazer
alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes etc.
- Elas também são muito prestativas! Não
dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras
atividades.
- Brinque bastante com sua turminha, mas sempre
com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito
importante.
- Trabalhe com rodinha de conversa, mostre para
eles as atividades do dia.
- Cuidado com as atividades que não são próprias
para a idade deles porque os deixam agitados.
- Cante bastante com sua turma para chamar
a atenção: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do parque,
etc... dessa forma eles já vão sabendo o que devem fazer.
- Seja firme, não grite, mas tenha firmeza, olhe
nos olhos e sempre abaixe e fique da altura da criança para falar com
ela.
- Tenha muita paciência, persistência e acima de
tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Bom trabalho!!!
Adaptado de Pra gente miúda
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